quarta-feira, 5 de novembro de 2008

IV Unidade

TEXTO: EDIÇÕES DO CORPO (TRATANDO DE QUESTÕES TRAZIDAS POR MICHEL MAFESOLI)
A SÍNTESE DEVE TRAZER A OPINIÃO DO GRUPO SOBRE O TEMA DO TEXTO

Antes de tudo, a fotografia é uma atividade divertida. É feita para registrar lembranças e comunicar nossas idéias e pensamentos, e é a única em sua capacidade de congelar para sempre um determinado instante do tempo. Mas hoje em dia a as pessoas estão usando sua imagem de maneira banal, exibindo as em sites de relacionamento. Ultimamente os jovens são os que mais expõem sua imagem de uma maneira banal. Muitos jovens dizem ser autênticos, mas ao tempo querem ser o referencial do seu grupo de amigos para isso usam o auto-retrato com uma roupa diferente, uma festa maneira, para se destacar.
Esse ato de abusar da imagem esta em todo mundo, talvez seja uma maneira de ser conhecido pela sociedade ou talvez se destacar no trabalho pela foto que esta no Orkut. Essa exibição de imagem traz consigo o objetivo te ter algum reconhecimento melhor que o outro.

CHARGES SOBRE GLOBALIZAÇÃO E ENCONTRO DE DAVOS E FORUM SOCIAL MUNDIAL (TRATANDO DAS IDÉIAS DE BOAVENTURA). A SÍNTESE DEVE RESPONDER A SEGUINTE QUESTÃO:
GLOBALIZÃO: DAVOS E FORUM SOCIAL MUNDIAL. CONTRASTAR AS IDÉIAS DOS DOIS GRUPOS, DICUTIDAS EM SALA.

O Fórum Social Mundial se caracteriza também pela pluralidade e pela diversidade, tendo um caráter não confessional, não governamental e não partidário. Ele se propõe a facilitar a articulação, de forma descentralizada e em rede, de entidades e movimentos engajados em ações concretas, do nível local ao internacional, pela construção de um outro mundo, mas não pretende ser uma instância representativa da sociedade civil mundial. O Fórum Social Mundial não é uma entidade nem uma organização.
Em Davos predominam o econômico, os bens materiais e o dinheiro. Até recente data lá se reuniam os epulões do mundo para discutir moedas, juros, mercados, inflação e principalmente ganhos. Eram cegos e surdos ao clamor que subia da Terra por causa do destino trágico dos pobres e da devastação da natureza.

Nenhum comentário: